quinta-feira, 17 de março de 2011

SIsmo No Japão



Poderá chegar aos 15 mil o número de mortos resultantes do sismo que atingiu o nordeste do Japão. O número é avançado pela cadeia japonesa NHK que cita uma fonte policial.

Até ao momento, as autoridades contabilizam mais de 1.800 vítimas, entre mortos e desaparecidos, mas acreditam que o número possa mesmo chegar aos 10 mil.

Entretanto, o país enfrenta o sério risco de uma catástrofe nuclear: dois reactores da central de Fukushima podem ter entrado em processo de fusão.

Desde sexta-feira que o sistema de refrigeração da central deixou de funcionar e as autoridades tentam arrefecer os reactores com recurso à água do mar.

A agência japonesa de segurança nuclear classifica este incidente de nível quatro na escala internacional, o que transforma esta explosão na pior desde o acidente de Chernobyl.

Esta manhã, a Renascença falou com o embaixador de Portugal em Tóquio. José Ferraz adianta que nas últimas horas o Governo garantiu que a situação na central nuclear está controlada.

“Relativamente à reunião da manhã sobre a questão do reactor que tinha tido dificuldades explicaram que tinham controlado o processo, que a temperatura estava a baixar e que todos os níveis de alguma reacção tinham baixado e, portanto, o processo e as dificuldades que tinham tido estavam ultrapassadas. Toda aquela situação estava sob controlo”, explica José Ferraz.

O embaixador de Portugal em Tóquio descreve ainda a situação na capital nipónica como normal num dia de Domingo.

Fonte:www.rr.pt


Aqui estão alguns vídeos do desastre:



Sem comentários:

Enviar um comentário

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com