segunda-feira, 28 de março de 2011

Bispo Assinala Aumento Da Pobreza Entre As Famílias Da Região


Viseu, Portugal – O bispo de Viseu apelou à mobilização da Igreja Católica para responder aos que “têm necessidade diária de viver, com dignidade e respeito” e precisam de ajuda.
“São, mais e mais, as pessoas e as famílias que, sem qualquer fonte de rendimento, lutam pela sobrevivência, em situações que urge apoiar”, lembra D. Ilídio Leandro, numa nota pastoral escrita a propósito do Dia Caritas, que se assinala a 27 de Março.
No documento, divulgado pelo gabinete diocesano de informação nesta terça-feira, D. Ilídio Leandro considera que as pessoas nestas circunstâncias “têm aumentado drasticamente, com o desemprego, o endividamento – pessoal e familiar – e a falta de recursos básicos e essenciais para a vida quotidiana”.
A chamada «Semana Caritas» vai decorrer, este ano, de 21 a 27 de Março, tendo como tema de reflexão «Ser Voluntário, Ser Solidário».
O bispo de Viseu assinala que esta celebração “lembra a partilha e faz apelo à dádiva generosa e amiga”.
A nota destaca presença de “muitos e bons voluntários” nos serviços e comunidades da diocese católica e elogia a resposta das populações a qualquer “apelo à partilha, como resposta às necessidades urgentes”.
D. Ilídio Leandro lembra a existência de um Fundo Social, que é gerido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Social, através da Caritas Diocesana, a qual responde “às maiores e piores situações de carências escondidas e com custo e vergonha se revelam”.
“Ajude para se poder ajudar! Contribuindo no peditório da Caritas, está a partilhar a vida e a dar justiça e amor a quem precisa”, conclui a nota, aludindo à recolha de donativos que vai decorrer, nas ruas de Portugal, entre 24 e 27 deste mês.

Fonte:agencia.ecclesia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com