quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quase Um Quarto Dos Italianos Correm O Risco De Ficar Pobres



O instituto definiu ainda como "muito modesta" a recuperação econômica do país, que conseguiu sair da crise
Roma - Quase um quarto da população da Itália - cerca de 15 milhões de pessoas - corre o risco de cair na pobreza ou na exclusão social, revela o relatório anual de 2010 do Instituto Nacional de Estatística (Istat) italiano.
O estudo, que foi apresentado nesta segunda-feira na Câmara Baixa italiana, calculou em 24,7% a percentagem da população da Itália que "experimenta o risco de pobreza ou de exclusão social", um número, segundo o Istat, superior à média de 23,1% da União Europeia (UE).
O instituto italiano assegurou, além disso, que o país conseguiu sair da crise econômica, mas que sua recuperação é "muito modesta", e que 30,8% dos jovens (mais de 1 milhão de pessoas) que trabalham têm contrato temporário.
Na década passada, a Itália registrou "o pior comportamento de crescimento entre todos os países da UE, com uma taxa média anual de apenas 0,2%, contra o percentual de 1,3% registrado na UE e de 1,1% na Eurozona", afirma o relatório.
"O ritmo de expansão de nossa economia foi aproximadamente a metade da média europeia no período 2001-2007 e as distâncias se ampliaram no transcurso da crise e durante a atual recuperação", prossegue.
O Istat lembra que, na média do ano passado, a economia italiana cresceu 1,3% contra 1,8% da Eurozona e que, no primeiro trimestre de 2011, experimentou um avanço de 1% em termos anualizados, contra 2,5% dos países da zona do euro.
"Na Itália, o impacto da crise sobre o emprego foi profundo", revela o relatório, que assinala que o setor industrial foi um dos que mais acusou a perda de emprego.
Além disso, o Istat revela que em 2010 havia cerca de 2,1 milhões de jovens entre 15 e 29 anos que não estudavam nem trabalhavam, o que representa um aumento de 134 mil pessoas (6,8%) em relação a 2009.
O instituto de estatística explicou, além disso, que, em 2010, pela primeira vez, o nível de poupança das famílias italianas ficou abaixo das outras grandes economias da Eurozona e que, levando em conta a inflação em alta, o poder aquisitivo se reduziu no ano passado em 0,5%.
"O sistema italiano se mostra mais vulnerável que há alguns anos. É evidente que, para enfrentar as recentes dificuldades, a economia e a sociedade italianas gastaram muitas das reservas disponíveis", disse nesta segunda-feira, durante a apresentação do estudo, o presidente do Istat, Enrico Giovannini.
"O nível de crescimento da economia italiana é insatisfatório. Inclusive os sinais de recuperação conjuntural dos níveis de atividade e da demanda de trabalho não parecem suficientemente fortes para reabsorver o desemprego e a inatividade", acrescentou.

Fonte: exame.abril.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com