sábado, 8 de janeiro de 2011

Pobreza Na Roménia



Objectivo 1: diminuir a miséria e a fome pela metade A capital da Roménia, Bucareste, não está entre as cidades mais pobres do mundo. No entanto, a pobreza é desproporcionalmente grande e visível, .

Após a queda do ditador Nicolai Ceausescu, em 1989, a Roménia vive um complexo período de transição, de uma economia estritamente planeada ao livre mercado. Com o regime comunista, desapareceu a segurança dos salários e houve o colapso do tradicional sector agrícola. Em consequência, uma grande maioria da população caiu ao nível da extrema pobreza.
Desde o ano 2000 o país vem registrando um crescimento económico grande, com índices de 7,7% em 2006. No entanto, estatísticas do Banco Mundial indicam que 15% dos romenos vive abaixo da linha de pobreza.( já chegou aos 25%).
"A transição económica deixou muitos perdedores pelo caminho", alerta Mariana Stanciu, do Instituto Romeno de Pesquisa sobre Qualidade de Vida. A pobreza se tornou mais visível, as pessoas mendigam pelas ruas, até mesmo os aposentados, pois não ganham o suficiente para viver. Depois de 35 anos de trabalho, recebem 150 euros mensais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com