terça-feira, 31 de maio de 2011

Pobreza Separa As Crianças Dos Seus Pais


A deputada Patrícia Saboya (PDT) destacou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem, o Dia Nacional da Adoção que estava sendo comemorado naquele dia. A parlamentar salientou alguns progressos no processo de adoção, contudo afirma que ainda há muito para avançar. Conforme a pedetista, a maioria das crianças que estão em abrigos, é porque as famílias não têm condições financeiras para criá-las.

Por conta disso, Patrícia Saboya disse ter lançado um desafio ao governador Cid Gomes de fazer um levantamento do número de crianças que estão nos abrigos por situação de pobreza e a partir daí, colocar suas famílias nos programas de moradia e de transferência de renda do Governo. "Assim devolveríamos às famílias quase 70% das crianças que hoje esperam um pai e uma mãe", calcula.

Segundo a deputada, alguns desses pais visitam os filhos, demonstrando interesse em tê-los próximos, mas a falta de condições financeiras não permitem que eles voltem ao lar. Uma pequena ação do Governo estadual não apenas devolverá as crianças às famílias, como, também, esvaziará os abrigos.

Ela destaca que alguns avanços já foram conquistados. Em 2009, lembra, foi aprovada uma Lei Federal estabelecendo um cadastro único tanto para as crianças que estão aptas a serem adotadas quanto para os interessados em adotar. Outro passo positivo, cita, foi a diminuição dos prazos processuais.

Cadastro
Por outro lado a deputada lamenta o fato de que das 80 mil crianças que moram em abrigos, apenas 10%, 8 mil, estão cadastradas, ou seja, podem ser adotadas. Enquanto isso, destaca, 22 mil pessoas esperam numa fila para se tornarem pais.

Patrícia Saboya adverte para discriminação pelo fato de 90% dos interessados em adotar uma criança preferem meninas, com menos de dois anos e brancas. "Esse é um dado relevante, expressivo e preocupante, mostra que a sociedade não está madura o suficiente tratar de uma questão tão sensível", observa, acrescentando que adotar uma criança é um gesto de amor. E como a mulher e o homem não têm o direito de escolher se vai ter um filho homem ou mulher, justo que a adoção não condicione a preferência por sexo, idade e cor enfatizou o parlamentar.

O deputado Heitor Férrer (PDT) acredita haver um desequilíbrio na sociedade quando as pessoas perdem seus filhos por conta da pobreza. "Saber que há pais apartados de seus filhos é terrível quando temos instrumentos e arrecadação suficientes para mudar isso", ressaltou, destacando a solução encontrada para que o Governo do Estado faça a sua parte.

Enquanto o deputado Júlio César Filho (PTN) defendeu a necessidade de mais incentivo à adoção no País, o deputado Carlomano Marques (PMDB) avaliou que a questão é muito complexa, pois mexe com a emoção das pessoas. "Adoção não é para qualquer um, mas precisamos cuidar das crianças e evitar as violências sociais contra elas", defendeu.

Fonte: diariodonordeste.globo.com

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ANTIBIÓTICOS - Superbactéria Está Ligada Ao Uso Descontrolado



A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, a cada ano, surjam no mundo cerca de 440 casos de tuberculose resistente, e 150 mil mortes por falta de resposta ao tratamento. O uso sem controle de antibióticos, no mundo inteiro, vem produzindo bactérias resistentes até mesmo aos mais potentes medicamentos. As infecções por bactérias superresistentes deixam as pessoas doentes por mais tempo, aumentando o risco de morte.
No Brasil, o caso mais recente de contaminação por superbactérias foi em outubro de 2010, quando a bactéria KPC colocou em alerta organizações de saúde e levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a determinar que a venda de antibióticos só poderia ser feita mediante receita médica, em duas vias.
Automedicação
Desenvolvidos a partir de fungos, bactérias ou elementos sintéticos produzidos em laboratórios farmacêuticos, os antibióticos são medicamentos que combatem micro-organismos causadores de infecções no organismo. Prescrever antibiótico errado, sem indicação para a doença ou se automedicar, são uns dos motivos apontados pela OMS para aumento de casos de superbactérias.
"As bactérias multirresistentes são responsáveis pela grande parte das infecções relacionadas à assistência à saúde, tanto nos ambientes hospitalares quanto nos atendimentos domiciliares, chamados também de home care", explica a infectologista Patrícia Pinheiro, que atua no Serviço de Infectologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (RJ).
Segundo Patrícia, uma das medidas importantes para diminuir a disseminação das superbactérias é o uso controlado de antibióticos. "Quanto menos usar, melhor. Um exemplo de uso inadequado é para o combate de doenças virais, como as do sistema respiratório", ressalta.
Para o médico Hélio Arthur Bacha, do departamento de infectologia da Associação Paulista de Medicina (APM), que promove palestra nesta quarta-feira (25/05)para discutir a indicação de antibióticos na prática médica diária, como a capacidade bacteriana para resistir aos antibióticos é mais ágil do que a capacidade humana para desenvolver novos fármacos, "é importante saber utilizar os recursos existentes, sempre com indicação precisa".
Dosagem
Outro problema causado pelo uso abusivo de antibióticos são as doses em excesso, que geralmente acontece quando a pessoa se automedica, podendo levar a intoxicações. O antibiótico pode chegar a comprometer os rins, o fígado e até mesmo causar convulsões.Dados da Secretaria de Saúde de São Paulo revelam que, em 2010, 406 crianças no Estado foram internadas por ingestão de medicamentos. Dessas, 11,08% tinham como causa os antibióticos. Por isso, em qualquer infecção, a avaliação médica é fundamental. Só um especialista pode dizer o tipo e por quanto tempo o antibiótico deverá ser utilizado.

Fonte: brpress.net

domingo, 29 de maio de 2011

Marcha Contra A Fome Garantiu 250 Mil Refeições


A Marcha Contra a Fome, que decorreu durante a manhã deste domingo, no Porto e em Lisboa, simultaneamente, contou com cerca de cinco mil participantes e permitiu angariar 50 mil euros.
No Porto, a marcha desenrolou-se entre o Cais de Gaia e o Passeio Alegre. Já em Lisboa, caminhou-se entre a Torre de Belém e as Docas.
Os 50 mil euros angariados para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas equivalem a cerca de 250 mil refeições. "Um balanço positivo", diz, ao JN, Maria Cramês, membro da organização.
"O número de participantes manteve-se face ao ano passado, o que poderia não se verificar dada a actual conjuntura económica", explicou.
Cada inscrição teve o custo de cinco euros e cada participante recebeu um "kit" constituído por uma "t-shirt" e um boné.
O valor reverte a favor do Programar Alimentar Mundial das Nações Unidas e, pela primeira vez, 25% do saldo apurado reverterá para a Cáritas portuguesa.
Com apenas 20 cêntimos, o Programa Mundial das Nações Unidas serve uma refeição a uma criança, sendo que cada inscrição na marcha assegurou 25 refeições escolares.

Fonte: jornaldenoticias.pt

sábado, 28 de maio de 2011

Governadora Quer Dinâmica Na Execução Do Programa De Combate À Fome


Luanda - A governadora provincial da Lunda Sul, Cândida Narciso, apontou hoje, terça-feira, em Saurimo, a necessidade de as administrações municipais serem mais activas, proactivas e dinâmicas na execução física e financeira do programa de combate à fome e à pobreza.
Falando na abertura de um encontro da unidade técnica de luta contra a pobreza, a governadora frisou que tal facto permitirá que as acções a realizar sejam sentidas pelos beneficiários e o seu impacto possa ser medido através de melhoria das condições de vida das populações.
Informou que através desta reunião vão poder interpretar o que foi bem feito de acordo com a explicação específica de cada município, aproveitando-se as melhores práticas e corrigir o que for necessário.
Os membros da unidade técnica de luta com a pobreza na Lunda Sul e administradores municipais dos quatro municípios da província vão analisar o relatório trimestral da unidade técnica e a execução financeira e física do Programa Municipal Integrado de Combate à Fome e à Pobreza (PMIDIC/2011).
A revisão dos programas municipais (PMIDIC/2011), com base nas orientações deixadas pela secretária da Presidência da República para os Assuntos Sociais, Rosa Pacavira, na recente visita a província.
O registo civil e o processo de emissão do bilhete de identidade informatizado e a informação sobre o relatório da comissão técnica sobre o acompanhamento ao crédito agrícola de campanha também fazem parte da agenda.
Fonte: portalangop.co.ao

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Banco Alimentar Contra A Fome Promove Nova Campanha Este Fim-De-Semana


O Banco Alimentar contra a Fome promove este fim-de-semana uma nova campanha de angariação de alimentos em todo o país. Os bancos de Leiria-Fátima e do Oeste associam-se à iniciativa e apelam à generosidade dos portugueses.
Mais de 3.000 voluntários saem à rua este fim-de-semana para ajudar a angariar alimentos na região para os mais carenciados.  A campanha dos bancos alimentares de Leiria-Fátima e do Oeste decorre à porta de mais de uma centena de estabelecimentos comerciais, de Norte a Sul do distrito, e no concelho de Ourém, distrito de Santarém.
Em todo o país, esperam-se mais de 31 mil voluntários em torno de uma mesma causa. Devidamente identificados, manter-se-ão, sábado e domingo, à entrada dos estabelecimentos aderentes para entregar sacos aos clientes que pretendam colaborar nesta acção de solidariedade com a entrega de bens não perecíveis como leite, conservas, azeite, bolachas, açúcar, farinha, massas, óleo, etc.
Na região, o produto da campanha reverterá a favor de uma centena de instituições particulares de solidariedade social que prestam apoio a milhares de pessoas e famílias necessitadas.
Em simultâneo, decorre até 6 de Junho a campanha “Ajuda Vale“, em todas as lojas das cadeias Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl, Continente e Pingo Doce. E a campanha online em http://www.alimentestaideia.net/, uma nova plataforma de recolha de alimentos baseada na Internet que funcionará como complemento ao canal tradicional de recolha nas cadeias de distribuição.

Fonte: regiãodeleiria.pt

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vídeo Publicado No Facebook Mostra Adolescente A Ser Espancada

Uma notícia que tem vindo a chocar o país (Portugal) mostra um vídeo de uma adolescente de 13 anos a ser espancada por duas de 15 e 16 anos perto de uma escola em Lisboa. Achamos que isto é completamente escusado e que caso houvesse rivalidade entre as alunas, isso deveria ter sido resolvido de outra maneira. Apelamos para o erradicação do Bullying em todo o mundo.

Confiram o vídeo:

Deixem a vossa opinião nos comentários ou CBox.

Mega Actualização - Líbia



Após algum tempo sem actualizar o que se tem passado na Líbia, o FPWORLD volta com uma mega actualização:

OTAN Ataca Nalyut E Repete Assédio À capital líbia


Aviões da OTAN bombardearam hoje prédios civis e militares na região líbia de Nalyut, depois de atacar, pela terceira madrugada consecutiva, o centro desta capital, inclusive instalações estatais de telecomunicações.
 A agência oficial de notícias JANA informou que a aviação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) disparou contra posições do Exército leal a Muamar Kadafi que combatem contra a oposição armada na referida localidade ao oeste de Trípoli.

O objetivo dessa agressão, indicou a fonte, foi apoiar à insurgência na zona montanhosa Jebel Nafussa, que há semanas registra confrontos sem que os rebeldes consigam debilitar a contraofensiva das forças governamentais.

Pelo menos quatro ensurdecedoras explosões sacudiram esta madrugada o centro de Trípoli quando a OTAN voltou a bombardear instalações próximas à residência de Kadafi em Bab Aziziyah e a dependências do canal público Jamahiriya.

Segundo JANA, essas incursões foram a continuidade de três dias de assédio a esta capital com o claro fim de debilitar ao Governo e atemorizar à população no principal bastião do mandatário, onde causaram perdas humanas e materiais" que não especificou.

O sobrevoo rasante dos caças da OTAN repete-se aqui desde o passado fim de semana a cada vez com mais frequência, e na terça-feira marcaram o dia de ataques mais potentes contra a capital, com seis bombardeios a zonas residenciais ao redor de Bab Aziziyah.

O porta-voz do Governo, Moussa Ibrahim, informou que três pessoas morreram e 150 foram feridas, todas civis, naquelas ações.

Por seu lado, o premiê Baghdadi Mahmoudi enviou uma mensagem a líderes mundiais com uma proposta de cessar fogo imediato verificado pela ONU e o início de negociações com os rebeldes.

Mahmoudi recordou que essa tem sido a proposta do Governo líbio, favorável a conceder uma anistia, propiciar o diálogo, discutir a redação de uma nova Constituição e uma transição que eventualmente concluiria com a saída do poder de Kadafi.

Assim mesmo, meios de imprensa ocidentais citaram ontem à noite declarações do vice-chanceler líbio Khaled Kaim nas quais, pela primeira vez, admitiu a eventualidade de que o mandatário renuncie como líder de Líbia tão cedo terminem negociações de alto o fogo.

Segundo as fontes, Kaim afirmou que "todas as opções políticas estão sobre a mesa em negociações sobre o futuro do país", mas esclareceu que será uma decisão "do povo líbio" que não se discutiria nem com Ocidente nem com a OTAN.

Além do mais, descartou que Kadafi estivesse considerando uma "estratégia de saída" imediata.

Fonte (Texto): http://prensa-latina.cu/

Presidente Sul-Africano Vai Negociar Paz Na Líbia Com Khadafi 

A visita de Zuma a Khadafi terá sido planeada em cooperação com a Turquia
O Presidente da África do Sul, Jacob Zuma, vai reunir-se com o líder líbio Muammar Khadafi em Trípoli na próxima segunda-feira, com o propósito de encontrar uma solução para a guerra civil que se arrasta no país há já mais de três meses entre as forças fiéis ao regime e o movimento de rebelião.
Vamos esperar mais informações.

Fonte: Google.pt (notícias)

Governo Espanhol Recebeu Proposta Da Líbia Para «Cessar-Fogo»


Um porta-voz do governo espanhol anunciou, esta quinta-feira, que o seu executivo recebeu uma mensagem das autoridades líbias a propor «um acordo para obter um cessar-fogo».

De acordo com o mesmo responsável, que se escusou a revelar mais pormenores, a missiva vinha assinada pelo chefe do governo líbio, Baghdadi Mahmoudi.

O porta-voz disse que «obviamente» o governo espanhol é favorável «a um cessar-fogo na Líbia, mas para tal é necessário que várias condições estejam reunidas, nomeadamente as circunstâncias políticas».

Fonte: abola.pt

Seis Milhões À Beira De Morrer De Fome Na Coreia Do Norte



Mais de seis milhões de norte-coreanos, cerca de um terço da população do país, "estão à beira de morrer de fome" e "necessitam de ajuda urgente", alertou, quinta-feira, um jornal chinês citando o Programa Alimentar Mundial.
O alerta coincidiu com a secreta visita à China do líder norte-coreano, Kim Jong-il, "centrada", de acordo com um perito local, na "cooperação económica" e na "assistência chinesa" à Coreia do Norte.
A "escassez de comida" forçou a Coreia do Norte a pedir ajuda externa, disse Zhang Liangui, especialista em assuntos norte-coreanos da Escola Central do Partido Comunista Chinês, citado pelo jornal Global Times.
As estimativas do Programa Alimentar Mundial (PAM), divulgadas em Março, referiram que a Coreia do Norte necessitará de 450 mil toneladas de alimentos.
Zhang Liangui considerou que "para a comunidade internacional, há sempre um dilema na ajuda à Coreia do Norte".
"Por razões humanitárias, é necessário ajudar as pessoas com fome, mas por outro lado há o receio que a ajuda seja usada pelos militares e pelo governo para financiar o programa de desenvolvimento nuclear", explicou.

Fonte: jornaldenoticias.pt

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Moçambique: Refugiados Morrem De Fome E Malária Em Maratane



Maputo - Pelo menos 39 migrantes morreram desde Janeiro no Centro de Acolhimento de Maratane, na província de Nampula.
A revelação foi feita pelo Instituto Nacional de Apoio aos Refugiados de Moçambique (Inar), que aponta a fome e a malária como principais causas da morte dos refugiados, maioritariamente provenientes da região dos Grandes Lagos.



Em declarações à rádio ONU, esta segunda-feira, em Maputo, o Assistente de Programas do Inar, Adérito Matangala, revelou que desde o início do ano, o Programa Alimentar Mundial (PAM) canalizou perto de 20 toneladas de comida aos 8 mil refugiados em Maratane, num reforço do apoio nutricional àquele campo.



Grande parte dos refugiados chegam ao centro de Maratane após percorrer milhares de quilómetros desde o Corno de África, o que contribui para a sua má condição física. Muitos deles apresentam má condição física, o que resulta em algumas mortes.


Fonte:jornaldigital

domingo, 22 de maio de 2011

Rubens Júnior Lamenta Que Pobreza Extrema Atinja Milhões

O parlamentar comunista chamou atenção para as causas da pobreza extrema que atinge mais de 25% da população.

Brasil - O deputado estadual Rubens Pereira Júnior (PCdoB) repercutiu na sessão da Assembléia Legislativa desta quarta-feira,11, os dados do IBGE que apontam o Maranhão como o estado com o maior percentual de pessoas na faixa de pobreza extrema. O parlamentar lamentou que o Maranhão não tenha conseguido até agora acompanhar o bom momento que o Brasil atravessa no combate à pobreza.

Para Rubens Júnior “o governo federal vem reiteradas vezes fazendo sua parte e o governo do estado praticamente nada”. No Maranhão, acrescentou, “não há mudança no horizonte, não há um programa eficaz para combater isso, não há uma política pública para mudar um dado tão vergonhoso e o maranhense está cada vez mais pobre, na contramão do que acontece no Brasil”.

Pelos dados do IBGE existem no Maranhão quase 1,7 milhão de pessoas abaixo da linha da miséria com renda inferior a 70 reais por mês. Isso representa um percentual de 25,7% dos habitantes do estado.

Contrastando com esse Maranhão retratado pelo IBGE, analisou Rubens Júnior, há um outro que vai muito bem que é o da propaganda governamental. “Pela Comunicação nós vivemos em outro estado, em outro Maranhão, onde não há greve dos professores, onde a Polícia Militar está satisfeita, onde há 72 hospitais com 10 UPAs, com helicópteros funcionando para atender a todos, onde há 200 mil empregos”, protestou.

Rubens Júnior encerrou seu pronunciamento conclamando a Assembléia a “combater essa vergonha” que o IBGE divulgou. “Combater essa injustiça de um estado tão rico com R$ 10 bilhões de orçamento, com R$ 100 milhões supostamente em investimentos e com 25% abaixo da linha da pobreza, com renda per capta de menos de 70 reais por mês”.


Fonte:vermelho.org.br

sábado, 21 de maio de 2011

Líderes Mundiais Reúnem-se Para Ajudar Países Mais Pobres





ISTAMBUL, Turquia — Dirigentes de 48 dos chamados Países Menos Avançados (PMA), de doadores e de instituições internacionais reuniram-se nesta segunda-feira em Istambul, sob o patrocínio do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para estabelecer um novo plano de 10 anos, de ajuda às nações mais pobres do planeta.
"Não se trata de caridade, mas de um investimento prudente", afirmou Ban durante a cerimônia de abertura desta 4a conferência voltada para os países menos avançados, esforçando-se para convencer os 22 chefes de Estado, 29 primeiros-ministros, 10 vice-primeiros-ministros e 94 ministros presentes em Istambul dos benefícios mútuos da ajuda aos PMA.
"Investir nos PMA pode fornecer estímulos que vão ajudar a impulsionar, a perenizar a retomada econômica e a estabilidade mundiais", defendeu, falando sobre os méritos de populações "jovens e enérgicas" e das atrações oferecidas por verdadeiros "reservatórios de possibilidades inexploradas".
O secretário-geral da ONU destacou vários "setores básicos", para apoiar as nações que têm renda anual por habitante inferior a 745 dólares, e representam 900 milhões de habitantes, ou seja, 12% da população mundial, mas que detêm, apenas, 1% das exportações globais.
Citou, principalmente, o crescimento das capacidades de produção dos PMA, a ajuda e o comércio, o alívio da dívida, os investimentos diretos estrangeiros, e as transferências de tecnologia.
Ban destacou a necessidade de apoiar a agricultura dos PMA, que empregam cerca de 70% da população destes países.
"Os PMA estão confrontados a uma perspectiva real de uma nova crise alimentar e nutricional", preveniu.
O aumento nos últimos meses dos preços dos alimentos, fonte de agitações políticas e sociais, é uma questão crucial para os PMA.
O secretário-geral da ONU também anunciou que as Nações Unidas vão colocar em prática mecanismos de controle das promessas de ajuda feitas por países doadores.
"Recebemos compromissos muito generosos no passado, mas que não tiveram efeitos concretos (...) é por isso que afirmo que a ONU vai controlar relatórios dos progressos feitos e a aplicação dos compromissos", declarou Ban durante entrevista à imprensa.
Os PMA precisam saber exatamente o montante de ajuda que vão receber para elaborar uma "melhor programação de suas políticas econômicas", acrescentou.
O hóspede da conferência, o presidente Abdullah Gül insistiu sobre os perigos de abandonar os PMA à própria sorte.
"A fome, a pobreza, a doença são problemas estruturais. Se não lutarmos contra eles, com grande determinação (...) o mundo será confrontado a perigos graves nos planos políticos e de segurança", declarou.
O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad atribuiu as dificuldades dos PMA aos efeitos devastadores do colonialismo e pediu a constituição de uma comissão de investigação independente, para "calcular os desgates causados" pelos países ocidentais durante o período colonial.
O grupo dos PMA é composto de 48 nações (33 na África, 14 na Ásia, mais o Haiti) economicamente vulneráveis, com grandes dificuldades sociais.
A conferência da ONU é realizada a cada dez anos. A França acolheu as duas primeiras, em 1981 e 1990, e Bruxelas, a terceira, em 2001


Fonte:google.pt

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Sismos Em Lorca Fazem 9 Mortos E 260 Feridos

O primeiro sismo, de magnitude 4,4, decorreu às 17h05 locais (menos uma hora em Lisboa). Às 18h47 locais, um segundo abalo atingia 5,2 na Escala de Richter e danificava os edifícios da cidade, onde moram cerca de 92 mil pessoas.

Partes de edifícios caíram na via pública, atingindo quem passava e danificando viaturas.

Os números relativos aos atingidos pelos sismos são ainda provisórios. As autoridades regionais, que ontem admitiam uma dezena de mortes, reviram em baixo as suas estimativas. Entre as vítimas cuja identidade já foi confirmada está um rapaz de 17 anos, um homem de 71 e duas mulheres grávidas. Todas as vítimas são de nacionalidade espanhola.

Trinta pessoas continuam hospitalizadas, com diversos ferimentos, três das quais em estado muito grave. Logo após o sismo, 260 pessoas receberam assistência a ferimentos mais ligeiros.

Mais de 10 mil habitantes ficaram desalojados, optando muitos destes por passar noite no recinto de feiras. Este é um dos 10 pontos da cidade onde se concentrou quem não podia ou queria regressar a casa.

Trinta mil passaram a noite fora de casa
Os trabalhos de limpeza dos escombros começaram esta manhã e as equipas de resgate conseguiram retirar uma pessoa com vida. O autarca de Lorca diz que a prioridade imediata é procurar os desaparecidos. “Todos os que morreram estavam na rua, pela queda de destroços, desprendimentos. Mas pode haver ainda alguém sob os destroços”, disse Francisco Jodar, apelando ao respeito pelas indicações da Proteção Civil.

Cerca de 30 réplicas foram registadas, o que levou as autoridades a recomendarem aos habitantes para não regressem às suas casas. As réplicas não provocaram danos.

Trinta mil pessoas passaram a noite em tendas de campanha, outros em caixas de cartão ou simplesmente abrigados por um cobertor. Esta manhã, voluntários estavam a providenciar bebidas quentes e equipas de psicólogos acompanham as famílias das vítimas.

Os dois hospitais evacuaram as 400 pessoas que estavam internadas e os comboios já começaram a circular, apesar da destruição da fachada da estação. As autoridades locais decretaram três dias de luto por causa das vítimas.

Zapatero visita hoje região afetada
O primeiro-ministro decidiu interromper a campanha para as eleições municipais e regionais de 22 de maio, para supervisionar o grupo de emergência de coordenação das operações de salvamento.

Esta manhã, às 11 em Lisboa (12h locais), foi observado um minuto de silêncio nas sedes de todas as autarquias espanholas, numa homenagem decretada pela Federação Espanhola de Municípios.

Zapatero deverá ainda esta quinta-feira visitar a Lorca, onde foi o epicentro dos sismos, a 70 quilómetros de Múrcia. Zapatero deverá fazer-se acompanha dos ministros do Interior e da Defesa. Também o líder do PP, Mariano Rajoy, se desloca à cidade mais afetada pelo terramoto.

A parte antiga da cidade foi a mais afetada e um sino de uma igreja caiu durante um direto televisivo. No entanto, os estragos são visíveis em toda a cidade. Foi cortada a Auto-Estrada do Mediterrâneo no troço do túnel de Lorca.

A ministra da Defesa Carmen Chacón enviou uma unidade de intervenção militar, composta por 350 homens. A Cruz Vermelha montou três hospitais de campanha. No local estão 400 socorristas.

O diretor dos serviços sísmicos de Espanha, Emilio Carreno, nota que a região de Múrcia, junto ao Mediterrâneo, é “uma das regiões da península com mais elevado risco sísmico”.

Estes foram os sismos mais graves a atingir o país vizinho nos últimos 50 anos. Em 1956, um sismo a sul da região de Granada causou a morte de 12 pessoas e ferimentos em 70.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Zimbabué: Carne De Elefante Nas Cadeias Para Combater Fome Dos Presos



Harare, 22 abr (Lusa) -- As autoridades prisionais do Zimbabué encontraram uma forma de combater a fome nas cadeias do país e vão passar a servir carne de elefante aos presos, revela hoje a imprensa local.
Os mais de 13 mil detidos nas prisões do Zimbabué estão há quatro anos sem comer carne e alimentam-se exclusivamente de couves e feijão.
Numa entrevista ao jornal diário do Zimbabué "Independent", o vice-ministro da Justiça, Obert Gutu, afirmou que a carne de elefante pode ser uma forma viável de acabar com a fome nas prisões.

Fonte:google.pt

terça-feira, 3 de maio de 2011

Japão: O pior dos pesadelos

AS VÍTIMAS DO TERRAMOTO

Mais de 500 estudantes de primária e secundária figuram entre os mortos e desaparecidos nas regiões mais afetadas pelo terremoto e tsunami do passado 11 de março no Japão, de acordo com dados oficiais.
O total de mortos foi de 14 mil 517 mortos e os desaparecidos foram 11 mil 432.

Toda a equipa do FPWORLD quer desejar o melhor para o Japão, incluindo esperança e fé.

 





segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cáritas Portuguesa: Propõe Medidas Para Combater A Pobreza


A Cáritas apresentou medidas para combate à pobreza. São seis as propostas efectuadas, e que aquela instituição católica diz serem pouco dispendiosas. Combater o desemprego é grande o objectivo das medidas sugeridas a 16 partidos portugueses.
A Cáritas enviou uma carta a 16 partidos portugueses sugerindo seis medidas para combate à pobreza. Naquele documento, a Cáritas assegura que as propostas são pouco dispendiosas e garante que ajudam no combate ao desemprego.
Uma das sugestões apresentadas propõe a criação de parcerias no domínio da habitação e das propinas universitárias, envolvendo bancos, autarquias e Segurança Social. Esta medida tem como finalidade salvaguardar os direitos das instituições de crédito, assim como, a manutenção da habitação ou dos apoios sociais.
Outra das propostas, sugere a redução da protecção dos rendimentos mais elevados, não sacrificando as pessoas de baixos recursos.
Um sistema social de criação de emprego, através de cooperativas e pequenas empresas, a difusão sistemática de oportunidades de emprego, a reactivação do Pacto de Cooperação para a Solidariedade e o tratamento de dados do atendimento social são medidas que fazem parte, igualmente, das sugestões apresentadas e que a Cáritas quer debater com os partidos.

Fonte: vozdaplanicie.pt

domingo, 1 de maio de 2011

Dia Da Mãe


Hoje é um dia especial, por assim dizer o Dia Da Mãe.
São elas quem nos traz ao mundo, nos dão o primeiro alimento, e têm uma grande paciência para nos compreender, ajudar e sem nunca esquecer o amor que nos dão.

Poema dedicado a todas as mães:


Mãe,
Ofereceste-me a melhor prenda,
a vida…
e por isso nunca serás esquecida.

Ensinaste-me a conquistar a felicidade,
e, a nunca desistir
de uma grande amizade.

Sempre me deste amor,
e encheste o meu mundo cheio de cor.
Para ti…
meus braços estarão sempre abertos,
prontos para te abraçar.

Nunca… mas nunca te vou apagar
Do meu pobre coração,
Tua imagem estará sempre guardada,
como uma boa recordação…

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com