sábado, 30 de abril de 2011

“Ajuda Aos Mais Pobres Está A Atingir O Limite” - Algarve,Portugal


À medida que a fome, a pobreza e o desemprego somam e seguem no Algarve, a igreja e as instituições de solidariedade – que por enquanto têm evitado situações mais dramáticas – estão a atingir o limite das suas capacidades de ajuda aos mais carenciados. Em entrevista ao JA, o padre algarvio Mário de Sousa revela-se muito preocupado com a dimensão que a crise está a tomar numa região que vive do turismo, com muitos empregos sazonais, e que nesta altura apresenta a maior taxa de desemprego do país, com cerca de 30 mil pessoas sem trabalho.

Fome, pobreza e desemprego estiveram presentes nas mensagens dos padres da diocese do Algarve durante esta Páscoa, mostrando-se “extremamente preocupados” com o desenrolar da crise económica que “está a fazer vítimas e a colocar no desespero milhares de pessoas” na região algarvia.
Em declarações esta semana ao JA, o pároco da Igreja Matriz de Portimão revela que “há cada vez mais pedidos de ajuda”, mas “a paróquia já chegou ao limite das suas capacidades de ajuda aos mais carenciados”.
“Os pedidos de apoio surgem diariamente, com muitas famílias a entrar em desespero por causa dos empréstimos que não conseguem pagar e vários casais a passar fome porque caíram ambos no desemprego”, conta Mário de Sousa…

Fonte: jornaldoalgarve

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Explosão Em Marraquexe Faz 14 Mortos E 20 Feridos


Confirmam-se, para já, 14 mortos e 20 feridos na explosão ocorrida num café da cidade marroquina de Marraquexe, devido, ao que tudo indica, a uma fuga de gás.

Entre as vítimas mortais estão cidadãos estrangeiros, mas de acordo com a agência de notícias marroquina MAP, não se sabe quantos, nem são conhecidas as suas nacionalidades.

Crê-se que a explosão terá tido origem numa fuga de gás num café – o Argana – que se situa na famosa praça Jemaa El Fna.

O ministro marroquino do Interior classificou, contudo, o incidente como um acto criminoso: “As primeiras provas recolhidas no local indicam que se tratou de um acto criminoso”, afirmou, citado pela MAP.

Texto retirado de: http://www.rr.pt/

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Portugal É O Oitavo Da OCDE Em Pobreza Infantil

Lisboa – De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal tem a oitava maior taxa de pobreza infantil da organização.
De acordo com o coordenador da Rede Europeia Anti-Pobreza, padre Jardim Moreira, citado pelo site da Renascença, o divórcio, o desemprego ou o endividamento familiar podem explicar os níveis de pobreza infantil.

O padre Jardim Moreira defende que situações de divórcio, desemprego e endividamento familiar podem ter consequências graves na vida das crianças. A pobreza infantil poderá ter origem na «falta de nutrição, abandono escolar, e toda uma falta de equilíbrio afectivo e psicológico onde as crianças depois não conseguem ter uma integração social equilibrada e onde o seu futuro começa a ficar logo hipotecado desde a infância».

Entre os países membros da OCDE, a pobreza infantil atinge 16,6% das crianças em Portugal, enquanto que a média dos restantes países da OCDE é de 12,7%. Portugal é ainda o segundo país da organização com menor taxa de fertilidade, sendo que, nas últimas três décadas, as famílias portuguesas ficaram mais pequenas, aumentou o número de divórcios e a monoparentalidade.

Fonte: jornaldigital.com

Música


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com